Telefone Geral: (31) 3241.4597 | sicoobcecref@sicoobcecref.coop.br

Como funciona?

Definição

A cooperativa de crédito é uma sociedade constituída entre pessoas com interesses, necessidades e objetivos comuns. Sua finalidade é prestar serviços de natureza econômica, social e educativa.

Quadro Social

O quadro social de uma cooperativa é formado por Pessoas Físicas e Jurídicas que:


Principais Objetivos


Características do Sistema


Fundamentação Jurídica

As cooperativas:


Assembléia Geral

Órgão Supremo da Cooperativa, tendo poderes dentro dos limites da Lei e do Estatuto Social, para tomar qualquer decisão de interesse do grupo.

Sua realização ocorre ordinariamente no período de janeiro a março de cada ano, ou, extraordinariamente, sempre que necessário.

Os cooperados são convocados por meio de editais publicados em jornais e outros meios de comunicação da cooperativa.

Administração

O quadro social de uma cooperativa é formado por Pessoas Físicas e Jurídicas que elegem um Conselho de Administração. Este, por sua vez, elege entre os seus membros uma Diretoria Executiva.

Compete à Diretoria Executiva, dentro dos limites da Lei e atendendo as decisões ou recomendações da Assembléia Geral, planejar e administrar as atividades operacionais da Cooperativa em conformidade com as normas e procedimentos orientados pela Central de Cooperativas, no caso do Sicoob Cecref, pelo SICOOB CENTRAL CECREMGE.

O planejamento efetuado tem como objetivo atender, de forma eficiente, as necessidades reais do cooperado e da Cooperativa, através de um sistema adequado de padronização.

Perfil dos administradores


OBS: Os componentes da Diretoria Executiva equiparam-se a administradores de Sociedades Anônimas para efeito de responsabilidade civil e criminal.

Fiscalização

A fiscalização da Cooperativa é de competência do Conselho Fiscal que é composto por 6 (seis) membros, sendo 3 (três) efetivos e 3(três) suplentes.

O objetivo do Conselho Fiscal é levar ao conhecimento do cooperado e órgãos competentes (BACEN E CECREMGE), o cumprimento ou não de toda a legislação e normalização abrangente à Cooperativa.

Perfil dos fiscalizadores


OBS: Os membros do Conselho Fiscal equiparam-se a fiscalizadores de Sociedades Anônimas para efeito de responsabilidade criminal.

COOPERATIVISMO

Rua Ceará, 195 - conj. 901 - Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-310 | CNPJ: 19.402.130/0001-89

Garden - Consultoria e Marketing